sábado, 12 de maio de 2007

So long "The O.C."


So ontem tive a oportunidade de ver o final da serie "The O.C.", ou "Na Terra dos Ricos" se preferirem, transmitida pela RTP1 e pela Fox. Tenho que admitir que me sinto desapontado com o final, dado que tinha grandes expectativas por duas razoes. A primeira e porque sabia que este final estava planeado pela criador desde do principio da serie, logo para se ter mantido ao longo de quatro anos pensava que esse tal final seria mesmo bom... estava enganado. A segunda razao foi o facto dos utilizadores do site tv.com terem dado ao episodio a classificacao de 9.7/10... eu sei que estas pessoas pensam que so existe o 9 e o 10 para votarem mas normalmente com episodios finais ate costuma haver alguma justica.

Nos primeiros 20 minutos do episodio estava com a sensacao de que estaria a ver apenas mais um, de qualquer uma temporada, e nao um final. Tudo me pareceu bastante apressado, o que nao compreendo dado que os escritores tiveram aviso previo de que a serie acabaria naquele episodio, e simplesmente nao estava a funcionar. Na outra metade as coisas foram melhorando, mas digo que qualquer final de temporada de "The O.C.", foi melhor que este final de serie. Apenas os ultimos minutos salvaram os fas de uma despedida no maximo satisfatoria.

Encontrei no tv.com, entre analises que davam ao episodio o ridiculo "10" de classificacao, uma que diz exactamente o que eu penso sobre o episodio. Resumidamente critica o facto de as personagens terem caido nos cliches que a serie tanto satirizou ao longo dos anos e que o episodio parece forcado e apressado, esta critica da ao episodio um justo 7.2/10. Foram tantas as series que foram canceladas sem aviso, que nos deixaram como episodios finais, finais de temporada que so levantam mais perguntas, que eu esperava sinceramente mais e melhor de uma serie que sabia que estes seriam os seus ultimos 40 minutos.

Mesmo assim, e final a parte, "The O.C." foi uma serie que surpreendeu e revolucionou o genero ao longo de 4 anos. Foi uma serie, que em conjunto com "ALIAS", me fez procurar mais do que aquilo que as televisoes portuguesas ofereciam. Foi tambem a primeira temporada desta serie, de 27 episodios fantasticos, que eu primeiro comprei em DVD e que tantas vezes ja revi. Assim, chega ao fim uma serie que nao nos vai deixar de inspirar e que tao cedo nao vamos esquecer. Agora resta esperar por "Gossip Girl", a nova serie do mesmo criador.

Sem comentários: