segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A Greve o quê?


São muitas as notícias que estes dias surgem acerca da greve. Então afinal o que se passa?

Para perceber a greve é importante saber como tudo funciona. Para que os guionistas americanos possam trabalhar em televisão, têem que pertencer a uma associação, a WGA. Portanto, e ao contrário do que seria normal, há três meses atrás foram todos os guionistas que entraram em greve, mesmo aqueles que não queriam, por ter sido uma greve decretada pela associação. Qualquer guionista que decidisse continuar a trabalhar, seria expulso da associação deixando de poder trabalhar em televisão... Um bocado violento não...

Mas é verdade que as razões que levaram à greve eram mais que válidas e aceitáveis. Ao longo destes três meses assistimos a confrontos, trocas de acusações, tudo porque ao ínicio nenhuma das partes estava disposta a ceder. Finalmente agora foi elaborado um acordo que é aceite por ambas as partes, mas apenas pelas pessoas que estavam a negociar.

Para que a greve acabe é apenas necessário que a maioria dos membro da WGA vote amanhã a favor nos Estados Unidos. É bastante provável que tal aconteça, porque todos os membros já entrevistados pela imprensa estão a favor deste acordo e só querem voltar ao trabalho.

Sem comentários: